O fotoacoplador ou optoacoplador é um componente muito utilizado nas placas de ar condicionado e tem a função de enviar sinais a circuitos com terras distintos, ou seja, nós estamos falando de pelo menos dois circuitos separados.

Normalmente o fotoacoplador possui 4 terminais e internamente é constituido por um diodo e um fototransistor:


Então como que funciona o fotoacoplador? Ele funciona como se fosse um interruptor, quando uma corrente elétrica passa pelo diodo, ele ativa o fototransistor de forma que a corrente do outro circuito possa circular por seus terminais:

Observe a imagem abaixo:

No circuito 1 nós temos então uma fonte de 5V, um interruptor e um resistor pra limitar a corrente que passa pelo diodo.

No circuito 2 temos uma carga qualquer simbolizada por um resistor conectada a uma tensão de 12V em corrente contínua.

Perceba que quando a chave se encontra aberta nada acontece porque o diodo do fotoacoplador não está conduzindo, quando fechamos o interruptor a corrente passa então a circular pelo diodo de forma a acionar o fototransistor que fica dentro do fotoacoplador e, sendo assim, passa a circular corrente no outro circuito.

Veja então que temos dois circuitos distintos, isolados um do outro, mas que são unidos pelo fotoacoplador:

Seguindo essa lógica nós podemos então, ao invés de utilizar uma chave manual, fazer uso de um microcontrolador para acionar o diodo, o circuito seria como o apresentado:

E é exatamente isso que a placa do ar condicionado faz, um pino do micro fica com tensão positiva de 5V gerando uma corrente elétrica que passa pelo diodo acionando assim o circuito do motor ventilador da unidade interna.

Então supondo que você tenha uma placa que não liga o motor ventilador você pode fazer um teste bem simples pra saber se o micro está enviando o comando pra ligar o motor.

Sabendo que o diodo tem uma pequena queda de tensão de mais ou menos
0.5V quando está conduzindo, basta verificar se existe essa queda de tensão nos terminais do diodo:

Se houver, significa que o micro está enviando o comando pra acionar o motor ventilador e neste caso o defeito pode estar no circuito de alimentação do motor na placa.

Bom, espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma e se ficou com alguma dúvida fique à vontade para escrever aqui embaixo nos comentários. Te convido também a conhecer o nosso treinamento completo em eletrônica aplicada ao ar condicionado CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com asterisco.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}