Lei de Ohm Ω

Objetivo deste artigo:

  • Entender a lei de ohm e saber como aplicá-la

O que é a Lei de Ohm

A lei de ohm nada mais é do que a relação entre tensão, corrente e resistência e a forma com que essas grandezas se relacionam entre si. Quem desenvolveu essa lei foi o físico alemão Georg Simon Ohm e por isso a unidade de medida de resistência elétrica foi atribuída em sua homenagem e incluída no sistema internacional de unidade e medidas. Em suas pesquisas ele media a intensidade da corrente elétrica ao encostar nos circuitos para verificar o quanto doía, quanto maior a dor, maior era a corrente.

Lei de ohm
Relação entre tensão, corrente e resistência da lei de ohm

Fórmulas da Lei de Ohm

Existem portanto três combinações que podemos aplicar na lei de ohm:

  • Tensão = Corrente x Resistência
  • Resistência = Tensão ÷ Corrente
  • Corrente = Tensão ÷ Resistência

Mas existe uma forma bem fácil de memorizar essas três fórmulas, observe a imagem:

Formula da lei de ohm

Caso você precise descobrir a tensão basta cobrir o V com o dedo e o que sobra é a expressão I x R, ou seja, corrente multiplicada por resistência. Mas agora vamos supor que temos os valores de tensão e resistência e precisamos descobrir a corrente, como fazer? Basta seguir a mesma lógica, cubra com o dedo o I e o que sobra é V ÷ R. Da mesma forma se quiser descobrir o R, basta cobrir com o dedo a variável que estamos querendo saber o valor e o que sobra é V ÷ I, bem fácil né?

Talvez você esteja se perguntando, mas por que a corrente está sendo representada pela letra I se no multímetro é a letra A? Bom, a unidade para a corrente elétrica é o ampère como talvez você já saiba, e quem realizou os trabalhos sobre corrente elétrica foi o francês André Ampère. Durante o desenvolvimento ele chamou a corrente elétrica de Intensité du courant ou Intensidade da corrente e quando ele publicou o seu trabalho acabaram adotando a letra I como padrão e ficou assim até os dias de hoje.

Em alguns casos podem substituir a letra E ao invés do V para volts. Esse E quer dizer força eletromotriz, mas basta saber que E e V querem dizer o mesmo, ou seja, tensão elétrica.

Exemplo Prático da Lei de Ohm

Muito bem agora vamos para um exemplo prático. Suponha que num circuito temos um resistor de 15Ω e que no visor do multímetro esteja apresentando 1A. Qual tensão está sendo aplicada no circuito?

Aplicação da lei de ohm na pratica
Exemplo Lei de Ohm

Queremos descobrir a tensão, então cobrimos a letra V e o que sobra é I x R. Como I = 1A e R = 15 então fica, V = 1A x 15Ω que resulta em 15V.

Espero que com essa breve explicação tenha ficado mais fácil o entendimento sobre a Lei de Ohm, caso ainda tenha ficado com alguma dúvida confira o vídeo abaixo:

Forte abraço!


Tags

lei, ohm, resistencia, resistor


Você também pode gostar...

Cadastre-se gratuitamente e seja avisado quando eu postar novos conteúdos: